SITRAMONTI-MG

Conheça o Sindicato

Há muito o que conquistar

Imparcialidade do Sindicato

Entidades Referenciais

Membros Gestores

NOSSA HISTÓRIA

A realidade dos trabalhadores de Montagens, era muito complicada, antes do Sindicato.

Sem um representante único para a categoria, era impossível conquistar benefícios e exigir seus direitos trabalhistas. Por mais que lutassem e fizessem greves, seus objetivos nunca eram alcançados.

Na história da Montagem Industrial, a última greve antes da criação do SITRAMONTI-MG, ocorrida em Mariana, na obra da Samarco, marcou a categoria. Ocorreu muita violência da Polícia Militar, contra os trabalhadores, ferindo, física e moralmente, os que lutavam por seus direitos.

A partir desse acontecimento, iniciou-se a organização da categoria profissional culminando na criação de uma entidade representativa operária, de grande expressão de luta, há muito não vista no Estado de Minas Gerais e pelo país.

O SITRAMONTI-MG foi pensado e idealizado para valorizar, organizar e politizar sindicalmente os trabalhadores de Montagens, Manutenção e Prestação de Serviços nas Áreas Industriais.

Na eminência de ganhar o respeito das empresas, órgãos públicos, sindicatos patronais, judiciário e até mesmo dos próprios trabalhadores, o SITRAMONTI-MG travou, em seus primeiros anos, várias batalhas e muitas culminaram em greves como:

  • Greve da REGAP – Duração de 28 dias;
  • Greve da Fosfértil, Uberaba – Duração de 30 dias;
  • Greve da Mineração, em Itatiaiuçu – Duração de 15 dias;
  • Greve da Vale, em Itabira – Duração de mais de 20 dias;
  • Entre outras.

Hoje, os trabalhadores ganharam respeito e condições dignas de trabalho.

  • Melhoria dos Salários
  • Melhoria das condições de segurança
  • Garantia de alimentação de qualidade
  • Garantia de alojamentos dignos
  • Transportes ao site de trabalho
  • Direito à ganhos sociais (Plano de Saúde, Seguro de Vida e etc.)

Com o passar dos anos, o SITRAMONTI- MG, amadureceu e está pronto para dar o seu melhor para a categoria profissional, negociando continuamente centenas de Acordos Coletivos, dezenas de Convenções Coletivas nas mais variadas condições, sempre pautados na busca por garantir benefícios e segurança para os trabalhadores.

Com muita luta e trabalho, completamos 11 anos de fundação e continuaremos nossa estrada, sempre à favor da categoria.

JUNTOS E ORGANIZADOS SOMOS FORTES!!!!

REPRESENTATIVIDADE ESTADUAL

Com base territorial registrada no Ministério do Trabalho, em 15 de Janeiro de 2007, que integra todos os municípios situados no Estado de Minas Gerais, o SITRAMONTI-MG garante e fiscaliza o dever de cumprimento das empresas das regras trabalhistas conquistadas pela categoria, assim como salários e benefícios, de forma igualitária em todas as obras, nas mais diferentes regiões do nosso estado.

Trabalhamos para a estabilidade da categoria e manutenção das conquistas realizadas, nestes 11 anos de existência. Continuaremos na árdua luta pelos setores que ainda necessitam de melhorias e conquistas diversas e buscaremos renovar a confiança dos trabalhadores.

Demonstraremos, incansavelmente, a nossa vontade inabalável de levar à todos a igualdade das conquistas efetivadas.

REGIONAL SITRAMONTI-MG
João Monlevade
Rua Fernão Dias , N°244- Bairro –Rosário 
João Monlevade/Minas Gerais – CEP:35930-180
(31)3851-7491

UM SINDICATO MODERNO

O SITRAMONTI-MG é hoje uma importante entidade sindical mineira e transformou-se num exemplo, para a categoria, em outros estados brasileiros. Hoje, para nossa satisfação, existem dezenas de “SITRAMONTI” pelo país.

Desde 2017, estamos renovando nossos conceitos de comunicação e aperfeiçoando nosso modo de agir, mesmo diante da grave crise que o movimento sindical enfrenta na atualidade.

Acreditamos na autonomia do trabalhador, nos locais de trabalho, para discutir problemas pontuais com os patrões, juntamente com o Sindicato, através de comissões. Com isso, levamos mais interatividade entre as partes envolvidas e é possível viabilizar soluções, para as questões surgidas no cotidiano, com mais rapidez e eficiência.

Nossa nova marca é a prova disso. Sua simbologia representa a grande conquista do SITRAMONTI-MG nestes anos de luta: o diálogo entre trabalhador, sindicato e empresas; todos numa mesa, que cria referência ao nosso estado, Minas Gerais.

Não abandonamos protestos e greves, mas acreditamos no benefício das negociações entre as partes e investimos nesse método, o quanto for favorável e benéfico à categoria.

DESAFIOS

Atualmente, os trabalhadores de manutenção industrial, estão em fase de politização. Muitos, com contrato de trabalho prolongado, tem sofrido injustiças pela falta de organização e falta de politização sindical.

São muitas as reclamações de condições de trabalho. A aproximação com o sindicato, para estes trabalhadores é difícil, pois ainda existem os que são ou foram representados por entidades terceiras, que os “esqueceram” e não os representava como deveria. Com essa experiência, a instituição sindical, de uma forma geral, é vista com desconfiança. E isso não é verdade!

O SITRAMONTI-MG vem fazendo um trabalho de aproximação com estes trabalhadores e buscando sua confiança para iniciar um trabalho mais contundente de melhoria de suas condições sociais e cumprimento de seus direitos.

EMPRESAS

Temos buscado, com sucesso, dialogar com as empresas de manutenção para o esclarecimento da importância da aproximação do sindicato com os trabalhadores. O reconhecimento do valor da presença do Sindicato na relação entre trabalhadores e empresa tem crescido continuamente pois, as soluções, para cada problema surgido, estão cada vez mais rápidas e harmoniosas.

TRABALHADORES ADMINISTRATIVOS

A aproximação com estes trabalhadores é de extrema importância para o Sindicato. É bom lembrar que os trabalhadores da área administrativa das empresas também fazem parte da categoria.

Muitos não acreditam que o Sindicato trabalha para beneficiar seus setores e nos veem como ameaça para seu emprego ou cargo, devido à proximidade à diretores e cargos de chefia. O SITRAMONTI-MG tem outra visão: Somos todos trabalhadores da categoria.

Pela democracia que sempre lutamos e conquistamos, esta aproximação seria de grande valia para a agilidade das negociações e entendimento entre as partes, poupando tempo e evitando fadigas e assédios, trazendo assim, um ambiente de trabalho saudável, com mais rapidez.

Neste ano, levaremos aos trabalhadores, nas empresas, um novo projeto de comunicação que busca fortalecer nossa relação com os trabalhadores. De forma clara e simples apresentaremos a importância do sindicato na vida profissional de cada trabalhador que compõe a categoria, inclusive nos setores administrativos.

IMPARCIALIDADE POLÍTICA

O SITRAMONTI-MG, apesar de haver lançado candidatos a vários cargos públicos, nunca confundiu política partidária com política sindical. Seus diretores e colaboradores sempre tiveram a livre escolha de seus candidatos à cargos públicos.

NOSSA BANDEIRA É A DEFESA DO TRABALHADOR!

FILIAÇÃO

Central dos Sindicatos Brasileiros

FENATRACOP

DIRETORIA

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente
José Geraldo Domingues

Secretário Geral
Vilmar de Souza e Silva

Diretor Financeiro
Gilberto Barbosa dos Anjos

Diretora Administrativo
Liliane Caldeira da Paixão

Diretor de Fiscalização
Jesus Matildes Bandeira

Diretor de Relacionamento
José Márcio da Silva

CONSELHO FISCAL

Presidente Conselho Fiscal
Elci Garcia Lopes

Conselho Fiscal
Thiago José Gonçalves Costa

Conselho Fiscal
Luis Otávio Zinato

Suplente de Conselho Fiscal
Edem Farias de Barros

Participe do SITRAMONTI-MG e
fortaleça a luta pelos seus direitos!

Solicite sua adesão e garanta benefícios exclusivos para associados.