Telemedicina contra o COVID-19

Através de ferramentas interativas e de audiovisual, a Telemedicina tem como objetivo proporcionar assistência, educação e pesquisa em saúde. Recentemente, o Conselho Federal de Medicina autorizou, em caráter de excepcionalidade, o uso da telemedicina para atendimento de diagnóstico para COVID-19, principalmente em casos em que a distância é um fator crítico para a oferta de serviços, enquanto durar o combate à epidemia.
Pensada como ferramenta para evitar a sobrecarrega no sistema de saúde, principalmente no sistema público, e diminuir a circulação de pessoas do grupo de risco, idosos, gestantes e imunossuprimido, a telemedicina permite que qualquer pessoa com dúvidas e até mesmo sintomas relacionados ao corona vírus seja consultada de maneira simples, prática, gratuita e sem sair de casa.
Conheça 2 plataformas de Telemedicina disponíveis para consultas on-line gratuitas
Missão COVID (missaocovid.com.br)
Com mais de 300 médicos com CRM ativo voluntários cadastrados, de todas as especialidades, a Missão COVID realiza atendimento gratuito à população pela internet, especialmente, a população de baixa renda.
Em cada consulta o paciente é avaliado e recebe as orientações necessárias de como lidar com os sintomas, em primeiro momento. Caso a pessoa relate febre alta por mais de 48 horas ou falta de ar, é imediatamente orientada a buscar uma unidade de saúde mais próxima.
CONSULTA GRATUITA
- Acesse o link: https://missaocovid.com.br/paciente
- Preencha seu cadastro e aguarde o contato de um dos médicos por vídeo, para fazer as devidas orientações àqueles que possuem sinais e sintomas que levem a suspeita do COVID-19.
- O tempo de espera até o atendimento é de cerca de 10 minutos.
PBHMG (Portal da Prefeitura de Belo Horizonte-MG)
Cidadãos de Belo Horizonte com cadastro em Centro de Saúde (SUS-BH) com suspeita de Covid-19 (tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, com ou sem febre), podem fazer consulta on-line e gratuita com epidemiologista e infectologista, pelo site da PBH, através de plataforma criada em convênio firmado com a Unimed.
O serviço está disponível e funciona de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h.
CONSULTA GRATUITA
- Acesse o portal da prefeitura ou o PBH APP.
- Cadastre-se para uma Consulta On-line Coronavírus
- Após confirmar o cadastro no SUS-BH, o paciente marca a data e horário da consulta on-line, dentro da agenda rede SUS.
- No dia e hora agendados, o usuário entrará novamente no sistema com seus dados cadastrais (CPF e data de nascimento) e terá acesso à consulta por vídeo.
De acordo com o diagnóstico levantado, ele poderá receber orientações de isolamento domiciliar e receita de medicamento que seguirá escaneada no e-mail de cadastro informado. Com a impressão da receita, o paciente poderá buscar o medicamento no Centro de Saúde de sua área de abrangência.
Os pacientes com suspeita de Covid-19 seguirão ainda em tele monitoramento, por telefone, pela equipe da unidade de atendimento que irá ligar a cada 48h, de acordo com a indicação médica, para avaliar a evolução dos sintomas relatados na consulta on-line.