SITRAMONTI-MG
Bem-Vindos (as).

Eleições 2022 - Carta à Categoria

Eleições 2022 - Carta à Categoria

Prezados trabalhadores, trabalhadoras e todas as pessoas que compõem este imenso Brasil amado por todos nós.

Venho por meio deste simples alerta, dizer a todos que estamos passando por um momento delicado em nosso país, por um processo eleitoral que mais parece uma disputa pessoal entre duas candidaturas.

Um pleito bem diferente das demais disputas eleitorais anteriores. Acusações e mais acusações, tanto de um lado, quanto de outro, tornando o processo democrático eleitoral um campo de intolerâncias, discórdias, desconfianças e até em atentados entre os cidadãos.

As eleições se constituem em um processo muito importante para todos nós, porque é o momento de escolher um grupo de pessoas que vão governar o país por um mandato de quatro anos e, nesse período, muitas coisas acontecem.

Nós somos donos de nosso voto e devemos eleger pessoas que deixem bem claro suas posições políticas, com propostas para suprir as necessidades do nosso país, planejamento de um futuro próspero e de estabilidade, com a defesa de nossa soberania. Portanto, devemos buscar o melhor para o nosso país.

Nesta eleição, temos dois candidatos conhecidos: os dois já governaram nosso país. Então, temos como avaliar seus mandatos sem interferência de outras pessoas, propagandas, comentários eleitoreiros ou manipulações de terceiros. Assim, podemos refletir sobre cada um dos governos dos dois candidatos.

Vivemos num país democrático e temos o direito de escolher nossos candidatos sem interferências externas ou manipulação politica e sentimental.

Estamos vendo uma enxurrada de vídeos, imagens e textos via whatsapp, além de outras propagandas na tv, no rádio e em outros meios de comunicação, divulgando cada absurdo medonho, de assustar! 

A democracia no Brasil é bem nova e ainda se encontra em construção. Mas, pelos absurdos que estamos vivenciando, até parece que querem acabar com nossa democracia, com nossa liberdade de expressão e com nossos direitos. 

Tudo isso que temos hoje foi conquistado com muito trabalho, luta, suor e até mesmo com sangue e a vida de vários heróis que lutaram pelo nosso presente e futuro, num passado próximo.

Estamos vendo diversas religiões de nosso país se embrenhando em disputas políticas junto a um e a outro candidato, sendo que mais o ridículo é a desinformação passada aos fiéis que confiam em seus lideres religiosos, nem todos dignos de fé.

Como líder sindical, participo da lutas por melhores condições socias e dignidade das pessoas, pelo trabalho digno e desenvolvimento do nosso país, com democracia, liberdade e fortalecimento das cadeias produtivas, independentemente da área de produção, com respeito à luta e às conquistas de nossos antepassados por uma vida melhor, em todos os sentidos.

Por isso, alerto a todos os leitores deste artigo a votar com a sua consciência, analisando tudo de bom e de ruim que pode acontecer em nosso futuro. Nós somos livres, o nosso voto é livre e a nossa consciência é uma ferramenta que precisamos exercitar neste momento de muitas falácias e de desinformações.

O Brasil precisa de um líder que consiga nós representar perante outros países. De um líder que busque a paz social e o bem estar dos brasileiros, através de segurança alimentar, segurança política, segurança na saúde e na educação, com mais investimentos na cultura, no esporte e no lazer. Tudo isso com estabilidade financeira e com respeito aos brasileiros, sem esquecer dos aspectos econômicos, ambientais e que o Brasil é um dos grandes fornecedores de alimentos para o resto do mundo. 

Dia 30 de outubro se aproxima e vamos juntos eleger, democraticamente, nosso representante, sem provocações, sem medo de exercer nosso direito constitucional, sem arrogância. 

Democracia é um respeitar o direito do outro e as diferenças de um povo multiplural em todos os sentidos: sociais, culturais e religiosos.

Belo Horizonte 24 de Outubro de 2022

Jose Geraldo
Presidente do SITRAMONTI-MG (Sindicato dos Trabalhadores em Montagens e Manutenção Industrial do Estado de Minas Gerais)