Formação de Dirigentes Sindicais
Foco em Negociação Coletiva e Igualdade de Gênero
A Diretora Administrativa do SITRAMONTI-MG, Liliane Caldeira, esteve em Brasília, no período entre 29 de junho e 03 de julho, como parte da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) para o Módulo 2 do Curso Formação Sindical para Mulheres Sindicalistas, cujo objetivo é de fortalecer a participação das mulheres nas estruturas sindicais e ampliar a presença feminina nos processos de negociação coletiva.
Para tanto, é necessário conscientizar a sociedade e o mundo sindical de que a mulher é parte importante da formulação de diagnósticos, pautas, estratégias e cláusulas de convenções e acordos coletivos, assim como a luta pela equidade social e trabalhista deve ser prática natural do dia a dia,
Fala da companheira Antonieta de Faria (Tieta)
A Secretária da Mulher Trabalhadora da CSB, Antonieta de Faria (Tieta), é responsável por organizar e coordenar as pautas de igualdade de gênero, defesa dos direitos trabalhistas e combate à violência contra as mulheres no ambiente de trabalho.
2º Módulo se desdobrou em Pautas Relevantes
Confira as principais pautas em debatidas no Curso
Identificar como as desigualdades de gênero se expressam no mundo do trabalho e nos processos de negociação coletiva;
Desenvolver habilidades práticas de negociação com enfoque na equidade.
Elaborar propostas de cláusulas que promovam igualdade de oportunidades e melhores condições de trabalho;
Exercitar estratégias de negociação por meio de estudos de caso e simulações.
Fortalecer a articulação entre atuação sindical e promoção da igualdade de gênero nas categorias.
Evento foi um Sucesso!
A programação foi dividida em momentos de debates teóricos, troca de experiências reais e treinamentos práticos:
Troca de Experiências Reais;
Estudo das Leis e Normas Internacionais;
Simulação Prática de Negociação;
Plano de Ação para as Bases.
A Diretora Liliane destacou “que o evento foi um grande sucesso, com ampla participação das mulheres inseridas no meio sindical” e que esse fato é algo fundamental para a sociedade estar atenta e evoluir para uma equidade permanente, na qual seja percebido que as mulheres sempre lutaram em pé de igualdade pelo direito à liberdade e ao trabalho, cada uma em seu segmento.



